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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Comunicação Organizacional em busca de um norte...

Na minha trajetória estudando e trabalhando com a Comunicação e, posteriormente, a Comunicação Organizacional (CO) - que também é denominada de Empresarial ou Corporativa -, sempre ficam as perguntas: quem deve se responsabilizar por esta área e qual a função desta. Para chegar a isso, recorro a duas definições que gosto muito. Vamos lá:

1) a primeira é de Tavares, o qual advoga que a CO, atualmente, é entendida como a “[...] comunicação existente entre a ‘organização’ (empresas privadas, empresas públicas, instituições, (sic) etc.) e os seus públicos de interesse [...]” (2007, p.11), sendo que estes não devem só estar à parte, mas igualmente devem participar do processo comunicativo, no qual acontece. Seria então a CO entendida mais ou menos da seguinte maneira: "[...] o público interno fica sabendo de ações institucionais e de marketing; os clientes ficam sabendo de ações internas e institucionais; e a sociedade em geral fica sabendo de ações internas, institucionais e de marketing da organização" (2007, p.13).

Seguindo esta linha de raciocínio, compreendo que, na CO, não há mais espaço para ações fragmentadas de comunicação e que todo o esforço de trabalhar a CO deve ser responsabilidade de toda a organização (tanto em nível interno, externa, institucional e de marketing) de forma planejada e integrada deve ser de todos os profissionais dessa área (a da CO) e dos que trabalham nas empresas.

2) Mas, para que isso se processe, partimos para a segunda concepção, mais especificamente a elaborada por Pimenta (2002, p. 99). Nesta, a CO deverá ser entendida "[...] como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing".

Fica, portanto, o meu entendimento do que seja a CO, principalmente, por acreditar que esta seja uma área em que várias expertises são demandas e só assim podemos desenvolver um bom trabalho.