Segundo Peter Block, “consultor é uma pessoa que está em posição de exercer alguma influência sobre um indivíduo, grupo ou organização, mas que não tem poder direto para produzir mudança ou programa de implementação [...] o objetivo do consultor é engajar-se em atividades
bem-sucedidas que levem as pessoas ou organizações a gerenciar a si mesmas de forma diferente”.
bem-sucedidas que levem as pessoas ou organizações a gerenciar a si mesmas de forma diferente”.
Para conseguir seu intento, ou seja, a mudança ou melhora de postura, este profissional termina tendo que conhecer profundamente o negócio do seu cliente, bem como as peculiaridades da área a qual esse está inserido, isto é, do mercado em que atua.
Normalmente, os dirigentes das organizações buscam uma consultoria esperando receber diagnósticos, orientações ou melhorias que possam agregar valor aos seus produtos e serviços. Em geral, pressupõe-se que o consultor possui uma visão mais ampla, já que atende a vários clientes, podendo inclusive recomendar as melhores práticas ou benchmarking, o que requer que seja um profissional/consultoria especializada e atualizada na área na qual atua e não se pode abrir mão disso mesmo.
Daí a dificuldade em exercer essa atividade. Nunca se tem apenas um único e exclusivo cliente e esse debruçar-se e aprofundar-se em questões de variadas e díspares áreas exige tempo e muito, muito, estudo.
Para os Relações Públicas, isso ainda torna-se mais “penoso”, pois ele é a “voz” e a visão dos cenários da organização para a qual presta serviço. Assim vem à mente uma pergunta óbvia: como ver e falar de algo que não se conhece? Não há como, não existe “faz de conta” na Comunicação, principalmente, na Empresarial, campo máximo dos RP. Para exercer plenamente o seu ofício, este comunicador terá de se impregnar da essência dos seus contratantes, deve saber tanto ou até mais que o próprio dono do negócio, pois ainda atua como olhar externo sempre em
busca de um aprimoramento do desempenho do seu cliente.
Então, fica uma dica para quem quer atuar como consultor, principalmente com foco na Comunicação: vista-se como camaleão, mas tenha a força do leão e o olhar da águia.